sexta-feira, 7 de junho de 2013

Busto de Camões - Clube Português de São Paulo


Busto de Camões em mármore do escultor Rodolpho
Pinto do Couto
           Inaugurado na Biblioteca do Clube do Clube Português em 2 de julho de 1930, por iniciativa de um grupo de amigos do Clube, quando da visita ao Brasil do Dr. Nuno de Simões, Estadista ex-ministro do Comércio da República Portuguesa, contando com a presença do Exmo. Dr. J. A. Magalhães, Cônsul de Portugal em São Paulo.
           Na oportunidade houve grande festa nos salões do Clube, sendo noticiado o fato em todos os meios de comunicação da época. Foi, portanto, um grande acontecimento para todos os brasileiros e luso-descendentes.
           A obra artística foi do escultor português Rodolpho Pinto do Couto, Diretor Artístico do Clube, que soube como ninguém viver em mármore o autor dos “Lusíadas”,  símbolo das glórias do povo luso.
           Na época, foram feitos também três bustos iguais em bronze, para serem distribuídos para a Academia Brasileira de Letras, Gabinete Português de Leitura e Academia de Ciências de Lisboa.
            O Busto de Camões representa o maior símbolo das glórias da raça e dos tesouros da língua portuguesa.


Óleo sobre tela, "Camões na Ilha de Moçambique", de autoria
de A. Neves e Souza, 1979

        A Biblioteca do Clube Português tem em sua coleção outras peças importantes sobre Camões e sua obra, como quadros e livros raros, alguns dos quais serão expostos no dia 9 de junho durante o ato cívico do "Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas" na sede da entidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário